domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terremotos e Tsunamis

Terremotos e tsunamis
Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas da crosta. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os sismos induzidos usados inclusive em pesquisas geofísicas.
As maiorias dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra gerando energia que vai ser liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

Existem também sismos que são vinculados à ação antrópica. Originam-se de explosões, extração de minérios, experimentos nucleares etc., mas apresentam magnitudes bastante inferiores.


Além de efeitos prejudiciais ao homem como ferimentos, morte, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções etc os terremotos podem causar mudanças drásticas até na rotação do planeta. As regiões mais sujeitas a terremotos são regiões próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas.

A escala mais usada para medir a grandeza dos terremotos é a do pesquisador Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores. Outra escala muito usada é a Mercalli-Sieberg, que mede os terremotos pela extensão dos danos. Essa escala se divide em 12 categorias de acordo com sua intensidade.
Como conseqüências dos abalos sísmicos formam-se nos mares ondas gigantes denominadas tsunami. Elas são altamente destruidoras quando chegam ao litoral com ondas gigantescas que podem invadir cidades e povoados.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm

5 comentários:

Adinalzir disse...

Esse é mais um blog do Bene Rodrigues. Já estou seguindo...

Abraços, :-)

Adinalzir disse...

Prezado amigo

Meu blog está concorrendo ao prêmio TopBlog 2010. Conto com o seu voto no link abaixo!

http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=116942

Aquele abraço!

sobento disse...

Clube e ABMS debatem casos de instabilidade em encostas naturais e taludes

A Diretoria de Atividades Técnicas, através da Divisão Técnica de Geotecnia (DTG), e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) promoveram, no dia 28 de outubro, a palestra “Encostas naturais e taludes – casos de instabilidade”. O palestrante foi o professor Willy Lacerda, da Coppe/UFRJ.

O professor abordou vários casos de obras em barragens e estradas, do ponto de vista de analise de estabilidade. Também foram discutidos aspectos como rupturas de obras de contenção, além de exemplos de ruína de obras no sul e sudeste do Brasil.
Lacerda destacou ainda um caso de um voçorocamento estudado em uma tese de doutorado na Coppe, no qual dois mecanismos de instabilidade foram provocados pela erosão interna, num mesmo anfiteatro

sobento disse...

Obrigado professor Adinalzir
Seus blogs são ótimos.

Sobento disse...

Aqui a galera tem vez.