quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A relevância da ergonomia e seus impactos na produtividade

A relevância da ergonomia e seus impactos na produtividade

Um verdadeiro alerta sobre a necessidade de cuidados permanentes com os diversos fatores ergonômicos dentro das empresas foi o destaque da palestra Ergonomia nas Empresas – Impactos na produtividade, realizada dia 21 de setembro. Ministrada pelas fisioterapeutas Vanessa d’Oliveira e Carla Carvalho e direcionada especialmente aos empresários, a palestra esclareceu um engano muito comum em relação a ergonomia. “Embora a maioria das pessoas relacione a ergonomia apenas às questões físicas e ambientais, antropométricas, como altura de cadeiras e mesas, postura corporal etc, a questão é muito mais abrangente, abarcando pontos físicos, cognitivos e organizacionais”, explicou Vanessa d`Oliveira.

Ao relacionar ergonomia e economia, as fisioterapeutas explicaram que a questão vai muito além da queda de produtividade dos funcionários. “A desatenção com a ergonomia costuma levar à licença médica e ao afastamento do trabalhador, o que significa o pagamento do salário do funcionário sem que ele tenha trabalhado, o pagamento do tratamento por parte da empresa e gastos com a contratação de substitutos, além da capacitação dos mesmos. Ou seja, a relação entre a ergonomia e a economia é direta dentro de uma empresa”, destacou Carla.

Entre os problemas organizacionais, os mais encontrados são aqueles relacionados à pressão temporal – uma relação apertada entre a produtividade exigida e o tempo disponível – a ausência de pausas sistemáticas, a falta de capacitação para a tarefa realizada, a falta de entrosamento da equipe etc. Já os problemas cognitivos estão relacionados à exigência intelectual, necessidade de atenção, etc. Bons exemplos de profissionais que costumam ser afetados nesse nível são aqueles que trabalham com controle de vôo, atendimentos de emergência e mercado financeiro.

Aloísio Celso de Araújo, Chefe da Divisão Técnica Especializada de Segurança (DSG),um dos organizadores da palestra, ressaltou a grande preocupação e constante envolvimento do Clube de Engenharia com temas que sensibilizam e mobilizam a sociedade,como, por exemplo,os problemas de saúde. Somaram esforços na realização desta palestra as Divisões Técnicas de Atividades Técnicas (DAT), de Engenharia do Ambiente (DEA) e do Exercício Profissional (DEP).

2 comentários:

Bene Blog disse...

Importante tema desnvolvido pelas fisoterapeutas que deveria ser melhor avaliadao pelos empresários e diretores de empresas de engenharia e demais empresas.

Bene Rodrigues disse...

Uma excelente palestra.