sábado, 3 de dezembro de 2011

A HISTÓRIA DA BANANA

A História da Banana

AMAIS DO II ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ARQUEOLOGIA

Autores: FRANCISCO, B. H. R., BELTRÃO, C. B. de A. N., AMARAL, D. M. da C. R. do e SOUTO, M.

Resumo:

O trabalho pretende mostrar a antiguidade do consumo desta que é chamada a "Musa paradisíaca" entre todas as frutas: a banana. Para tanto, foi realizada uma intensa pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos e vários sites na Internet.

Uma dos mais antigas culturas do planeta, a banana, que já era consumida como legume na pré-história, hoje integra o cardápio das populações do mundo inteiro. As primeiras fazendas de plantação de banana surgiram provavelmente no território que hoje vai da Índia à Austrália. Indícios arqueológicos e paleoambientais recentemente revelados em Kuk Swamp, na província das Terras Altas Ocidentais da Nova Guiné, sugerem que esta atividade remonta pelo menos até 5000 a.C., ou mesmo até 8000 a.C.. Tais dados tornam este local o berço do cultivo de bananas.

A fruta chegou à África, saída da Ásia, há cerca de 3 mil anos. Logo espalhou-se pelo Oriente Médio e depois pela Europa, no século I a.C, levada pelos romanos. Europeus levaram as bananas para suas colônias e negociantes árabes foram responsáveis pela criação do nome que conhecemos hoje. Eles se referiam às frutas que comercializavam como banan, ou dedo em árabe, por causa de seu formato. O último continente a ser conquistado pela fruta – e talvez onde ela mais tenha gerado controvérsias – foi o americano.

A chegada das bananas à América é contraditória. Existe mais de uma versão histórica mas a oficial revela que a banana chegou à América em 1516, pelas mãos do reverendo espanhol Tomás de Berlanga. Ele desembarcou com a fruta em Santo Domingo, atual República Dominicana. Algumas décadas depois, a fruta já havia se espalhado pelo Caribe e chegado à América do Sul.

A banana é uma das mais antigas frutas que se tem notícia e também é a fruta mais consumida no mundo e no Brasil, representando grande parte da alimentação diária de mais de 400 milhões de pessoas em todo o planeta.


Palavras-chave: banana, origem, história, cultivo, cultura

Endereços: secretario1@cbarqueol.org.br, secetario2@cbarqueol.org.br, doritamcr@gmail.com

Um comentário:

Bene Blog disse...

No Brasil em algumas regiões ocorre banana nativa como a pacova na Amazônia.
Curiosa é a banana com sementes de BANANAL-SP