quinta-feira, 18 de junho de 2009

GEOLOGIA E SOCIEDADE

Geodiversidade brasileira
Palestra por Cássio R. da Silva da CPRM>
As divisões técnicas de Engenharia do Ambiente (DEA), de Recursos Naturais Renováveis (DRNR) e de Recursos Minerais (DRM) promoveram, no dia 3 de dezembro, a palestra “Geodiversidade brasileira e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil”, com o geólogo Cassio Roberto da Silva, do Serviço Geológico do Brasil – CPRM.
A palestra abordou temas como a evolução do planeta Terra; o surgimento e a extinção de espécies; a importância da água para a vida; as riquezas minerais, tanto no continente quanto no fundo marinho, e seus riscos geológicos. O especialista analisou o potencial para o geoturismo, a geoconservação e as aplicações destes conhecimentos em vários setores.
– Em vista das intervenções inadequadas no meio físico, têm ocorrido sérios problemas para a qualidade de vida e também para o meio ambiente. Somos totalmente dependentes das características geológicas dos ambientes naturais, ou seja, da geodiversidade, na medida em que dela extraímos as matérias-primas como minerais, água e alimento, entre outros, vitais para nossa sobrevivência e desenvolvimento social. É necessário assim, conhecer e entender todos os seus significados, já que uma vez modificados, removidos ou destruídos, quase sempre os aspectos da geodiversidade sofrerão mudanças irreversíveis – disse.
Para Cassio Roberto da Silva, a geodiversidade terá um papel fundamental no futuro do planeta.
– A geodiversidade contribui para a prevenção de desastres naturais e mudanças climáticas, para a melhoria da qualidade alimentar e na disponibilidade de água potável (monitoramento geoquímico), além de favorecer o fornecimento de energia tradicional e alternativa, de bens minerais a custos menores e como instrumento de planejamento, gestão e ordenamento territorial. Essas informações deverão ser intensamente utilizado nas políticas públicas governamentais.
(MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO CLUBE DE ENGENHARIA).






Nenhum comentário: