Minha infância no interior de SP responde pela maior parte da resposta.Sou uma pessoa simples, campesino urbanizado artificialmente mas que se mantem fiel às origens.Geólogo por opção, professor por vocação, formado ainda em português, literatura, jornalismo.Entre aulas e pesquisas geológicas acabou encontrando tempo para fazer o que mais gosta.Ensinar sem fronteiras Passei a atuar como radialista e agora estou com site na internet.Tudo pela educação e cultura popular.
Amazônia abriga terceira corrida do ouro no Brasil
C e-mail 4563, de 16 de Agosto de 2012.
9. Amazônia abriga terceira corrida do ouro no Brasil
O que o resultado das operações de fiscalização de crimes ambientais sinalizava, e o governo temia, está sendo confirmado agora por especialistas em mineração e órgãos ambientais: começou, há quase cinco anos, a terceira corrida do ouro na Amazônia Legal, com proporções, provavelmente, superiores às do garimpo de Serra Pelada, no sul do Pará, no período entre 1970 e 1980.
Nos últimos cinco anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desativou 81 garimpos ilegais que funcionavam no norte de Mato Grosso, no sul do Pará e no Amazonas, na região da Transamazônica. O Ibama informou que foram aplicadas multas no total de R$ 75 milhões e apreendidos equipamentos e dezenas de motores e balsas.
Nesta semana, fiscais do Ibama e da Fundação Nacional do Índio (Funai) e agentes da Polícia Federal, desativaram três garimpos ilegais de diamante no interior da Reserva Indígena Roosevelt, em Rondônia. Dezessete motores e caixas separadoras usadas no garimpo ilegal foram destruídos, cessando o dano de imediato em área de difícil acesso.
A retomada do movimento garimpeiro em áreas exploradas no passado, como a Reserva Roosevelt, e a descoberta de novas fontes de riqueza coincidem com a curva de valorização do ouro no mercado mundial. No ano passado, a onça - medida que equivale a 31,10 gramas de ouro - chegou a valer mais de US$ 1,8 mil.
Com a crise mundial, a cotação no mercado internacional, recuou um pouco este ano,
Nenhum comentário:
Postar um comentário