sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA

O bem-estar alcançado pelo homem sempre envolveu o uso dos recursos naturais, como minérios, petróleo, gás e água. O uso de seus produtos de transformação tecnológica atingiu um crescimento estupendo nos séculos XX e XXI, a ponto de antecipar as projeções de esgotamento de alguns deles.

LEIA MAIS


Apresentação
ImprimirE-mail
No ano de 2011, a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) completa exatos 66 anos desde a sua fundação em 06 de maio de 1945, e ao longo de toda a sua história, tem, sobretudo se mantido fiel ao princípio que norteou sua criação: o de contribuir para com o progresso das Geociências no Brasil. De fato, em mais de seis décadas de existência a sociedade criou 10 núcleos regionais, de caráter jurisdicional, que se responsabilizam pela absoluta maioria dos workshops, simpósios nacionais e internacionais, e congressos, sendo, o maior deles, Congresso Brasileiro de Geologia.
Além disso, mantém desde 1952, um dos periódicos mais respeitados do país, a reconhecida Revista Brasileira de Geociências, com mais de 2000 exemplares impressos e disponibilizados de forma gratuita na rede mundial de computadores.
É de consenso que o reconhecimento da SBG em nível nacional e internacional cresce de forma paralela ao resultado da ascensão do geólogo no Brasil, amplamente divulgado nos meios de comunicação sendo o principal profissional consultado em desastres naturais, e ainda o fortalecimento do mercado interno no que concerne recursos energéticos fósseis e minerais.O tema central do 46º CBG, "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais", expressa um momento único para o Brasil, focalizado na riqueza petrolífera da Bacia de Santos. A bacia sedimentar, homônima da cidade escolhida, contempla umas das mais importantes descobertas geológicas de todos os tempos. De fato, a camada do pré-sal, como um dos condicionantes trapeanos para depósito de P&G, levará o Brasil a ocupar posições destacadas no mercado mundial de petróleo.
Neste contexto, foi de consenso nacional a escolha de Santos para a realização do 46º CBG, com a sua capacidade de agregar pesquisadores, professores e estudantes das diversas instituições de ensino e pesquisa, profissionais de todos os segmentos relacionados à área, gestores públicos, lideranças políticas, empresas de serviços e a população em geral que juntos, deverão conferir a cidade de Santos como a "sua praia em 2012".
Dr. Fábio Braz Machado
Presidente da Comissão Organizadora do 46° CBG

Nenhum comentário: