Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente 2012
Solenidade de Premiação: 21 de setembro de 2012, às 18h
Local: Auditório do CREA-RJ – Rua Buenos Aires, 40 – 5º andar – Centro – RJ
Premiados 2012:
APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – ARPINSUDESTE
Geólogo Benedicto Humberto Rodrigues Francisco
Luis Carlos Matos Marins (Post Mortem)
Maria do Carmo Barbosa de Oliveira
Geólogo Benedicto Humberto Rodrigues Francisco
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964, Benedicto Humberto Rodrigues Francisco completou, na mesma instituição, seu mestrado e doutorado em Geociências, em 1976 e 1999, respectivamente.
Com apoio direto da diretoria da Sociedade Brasileira de Geologia do Rio de Janeiro, o geólogo foi um dos primeiros a agir para impedir que a bacia sedimentar terciária de São Jose de Itaboraí, de notável importância cientifica, fosse transformada em lixeira logo depois de encerrada a atividade de mineração da Cia de Cimento Mauá. A luta em prol da preservação da bacia resultou na transformação da área em um Parque Municipal, em 1995.
A partir de suas pesquisas para sua tese de doutorado, Benedicto Humberto Rodrigues Francisco localizou um monumento natural de grande importância: arenitos de praia em sambaquis de Saquarema e a localização da fonte desse material em Jaconé. Esteve ligado à promoção de diversos eventos visando à preservação ambiental no Estado do Rio de Janeiro, entre eles o Aterro Sanitário de Seropédica, a despoluição da Baia de Guanabara e a preservação das Restingas de Maricá e Saquarema.
Além de ser professor adjunto da UFRJ, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionou na Universidade Gama Filho e da Universidade Souza Marques. Participou de diversos eventos técnico-científicos nacionais e internacionais, de bancas examinadoras de trabalhos de graduação e pós-graduação na área ambiental, tendo também prestado grande contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, sempre buscando a preservação do meio ambiente.
Em sua atuação institucional, foi conselheiro da Sociedade Brasileira de Geologia, presidente da Associação de Geólogos do Estado do Rio de Janeiro, diretor da FEBRAGEO e chefe e subchefe da Diretoria Técnica de Recursos Minerais e da Diretoria Técnica do Meio Ambiente do Clube de Engenharia. No CREA-RJ produziu e apresentou o Programa Planeta Terra da webrádio do Conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário