O geólogo João Graciano Mendonça Filho,
professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Decano do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), recebeu em 18 de setembro, o Prêmio Organic Petrology Award, concedido pelo ICCP (International Committee for Coal and Organic Petrology) a pesquisadores com até 50 anos de idade.
O Prêmio é a maior condecoração para pesquisadores que têm sua pesquisa direcionada à exploração de recursos energéticos não renováveis (caracterização de rochas geradoras de petróleo e carvão).
A honraria foi entregue durante o ICCP Annual Joint Meeting em conjunto com a TSOP (The American Society of Organic Petrology) em Pequim, China.
João Graciano é o 4º pesquisador a receber este importante prêmio, sendo o primeiro Latino-Americano. O primeiro a receber, em 2004, foi um pesquisador do Indiana Geological Survey (EUA), na sequência, o Instituto del Carbon (INCAR) da Espanha, foi laureado com dois prêmios (2006 e 2008), em 2010 não houve indicação e, agora em 2012, a UFRJ foi a vencedora.
A concessão do prêmio é baseada na produção científica, realizações profissionais, atividades de pesquisa com outros pares, inserção internacional em pesquisa aplicada, atividades de ensino internacional, entre outros itens, e é realizada através de indicação e apoio de pesquisadores de diferentes instituições, através de um comitê técnico-científico internacional e aprovação pelo Conselho Superior do ICCP.
A indicação do Prof. João Graciano teve apoio e aprovação de pesquisadores de diversos países (Portugal, Espanha, EUA, Austrália, Alemanha, Canadá, Servia, Grécia, Romênia, Moçambique, Dinamarca, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário