quinta-feira, 9 de outubro de 2008

JORGE BELIZÁRIO E OS JOVENS TALENTOS

Programa Jovens Talentos incentiva práticas científicas na rede estadual
As divisões técnicas de Engenharia do Ambiente (DEA), de Recursos Minerais (DRM) e de Recursos Naturais Renováveis (DRNR), promoveram, no dia 24 de abril, a palestra "Recuperação de área degradada pela mineração em Itaboraí: projeto Jovens Talentos". O palestrante foi o coordenador do projeto Jovens Talentos, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Jorge Belizário.
– O programa Jovens Talentos (JT) leva para a escola pública, através dos alunos selecionados, o conhecimento de práticas científicas desenvolvidas nas instituições de pesquisa de nosso estado que têm parceria com o programa. Assim, divulga-se a ciência e faz-se a integração entre a academia e a escola secundária. Até o final de 2007, tivemos em nossos quadros um total de 2574 jovens. No caso do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí, os estudantes participam de atividades de divulgação e prestam informações ao público quanto à importância de se preservar tão importante patrimônio científico e cultural do estado do Rio de Janeiro – disse.
A Bacia de São José de Itaboraí, descoberta em 1928, é um importante monumento natural do Estado do Rio de Janeiro. Situada na localidade de São José, em Itaboraí, reúne registros de rochas que variam de 65-70 milhões de anos até depósitos mais recentes relacionados ao homem pré-histórico. Apesar de suas reduzidas dimensões é extremamente rica em fósseis. Ali, também foram encontrados vestígios da presença do homem pré-histórico, que têm sido utilizados em estudos que visam traçar o roteiro da ocupação humana nas Américas. Por ser praticamente o único sítio paleontológico emerso do território fluminense tendo sido objeto constante de estudo por parte de pesquisadores nacionais e estrangeiros ao longo dos anos

Nenhum comentário: