sábado, 20 de dezembro de 2008

ECOLOGIA HUMANA

ECOLOGIA HUMANA

Francisco Octavio da Silva Bezerra
Centro Brasileiro de Arqueologia
cba@cbarqueol.org.br e sobenet@gmail.com
A Ecologia Humana é a mais nova subdivisão da Ecologia Geral. No Brasil os cursos de extensão da disciplina datam de menos de meio século. No exterior seus estudos são também relativamente recentes (1922).
A nova disciplina fundamenta-se em três ramos científicos a saber: Ciências da Terra, Ciências da Vida e Ciências do Homo. Os estudos incluem noções de Primatologia, do aparecimento do Homem, da cultura e suas características e dos problemas decorrentes da ação transformadora dos humanos na Biosfera.
Para tal torna-se necessário: compreensão do papel modificador da cultura no ambiente no presente e no passado; recordar os princípios básicos da Ecologia e procurar aplicá-los ao se cosmopolita por excelência; rever as características diferenciais entre os primadas não humanos e os sapiens e reativar os conhecimentos contemporâneos do impacto da ação humana na Terra.
Dentre os fenômenos relativos ao último item destacam-se a poluição, a extinção das biotas, a relação da produção alimentar e o crescimento populacional, a ação do sapiens modificando o Meio e a conseqüente reação do Ambiente Natural, as atividades predatória humanas, verdadeiro circulo vicioso que alguns denominam efeito bumerangue.

palavras-chave: Humana Ecologia Ciências


Nenhum comentário: